segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ser Universitário, Ser Cidadão, Ser Português


Quando este artigo de opinião for lido todos já conhecerão os vencedores das eleições legislativas, mesmo que ainda não se saiba quem vai governar o País e como o vai fazer. Logo a seguir arranca a campanha para as últimas eleições do ano que mais uma vez possibilitará aos cidadãos se pronunciarem sobre determinadas escolhas.
Também a Universidade da Beira Interior, e considerando a necessidade de aplicar as directrizes do RJES (Regime Jurídico do Ensino Superior), viveu há pouco tempo um período de debate interno tendo em vista a eleição do Conselho Geral da Universidade e consequente eleição do Magnifico Reitor. Neste momento já se encontram aprovados os regulamentos das faculdades sendo o processo eleitoral desencadeado muito em breve, para também toda a comunidade académica se poder pronunciar sobre as escolhas a fazer. Neste sentido, somos todos convidados a participar activamente nos processos conducentes à eleição dos órgãos directivos e desse modo contribuir para a construção e desenvolvimento da Universidade da Beira Interior.
Porém essa responsabilidade deve ser assumida diariamente nas diversas questões quotidianas que exigem a nossa opinião e a nossa presença activa, no contexto social, político, familiar e académico. Apesar de vivermos na era da globalização, o afastamento das pessoas, em especial das mais jovens, das questões políticas e das questões associativas tem contribuído para que as sociedades modernas, ditas livres, tendam a ser cada vez mais individualistas e independentes.
A participação activa nas questões que nos dizem respeito a todos, ou por outras palavras o exercício pleno da cidadania, exige contudo a nossa disponibilidade para procurar, recolher e tratar a informação necessária à tomada das posições. Não basta pois estar atento à informação, mas é fundamental procurar o Conhecimento que sustente a nossa intervenção no mundo que nos rodeia.
A Universidade é por natureza, um espaço privilegiado precisamente para a construção e divulgação do Conhecimento, ferramenta indispensável para a formação dos indivíduos com consequências inerentes na promoção dos valores da cidadania. O Conhecimento é dinâmico, não se compadece com passividade, mas empurra para o esclarecimento, para a reflexão e em última análise para a decisão. Apesar de terem papéis diferentes no contexto universitário, professores e alunos, devem assumir esta faceta no processo ensino-aprendizagem. Neste âmbito pede-se aos professores que sejam capazes de transmitir conhecimento e não apenas debitar informação; que sejam capazes de envolver e motivar os alunos na construção desse conhecimento adequando-o às realidades que se avizinham; que sejam capazes de promover a reflexão crítica, o raciocínio e a autonomia de expressão. Aos alunos por sua vez pede-se trabalho e empenho que justifique a oportunidade de frequentarem o ensino superior; pede-se atitude de quem quer aprender e está disposto a colaborar na sua aprendizagem; pede-se determinação e paciência pelos resultados que só terão efeito significativo ao longo do seu percurso de vida. Para todos, os desafios são grandes e emergentes, mas só com este esforço colectivo se pode melhorar aquilo que muitos chamam de “petróleo luso”- os cidadãos portugueses - e desse modo cumprir-se o papel da Universidade.
Neste arranque de ano lectivo, votos para que os professores, estudantes e funcionários do Departamento de Ciências do Desporto, e de modo particular os novos alunos que frequentam os cursos ministrados, possam contribuir para sermos melhores universitários, melhores cidadãos e melhores portugueses.

Covilhã, UBI, 25 Setembro 2009


Rui Brás, Ph.D.
Professor and Researcher
Sports Science Department
University of Beira Interior
Covilhã - Portugal
Tel: +351 275 329 153; Fax: +351 275 320 695
Email: rmmb@ubi.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário