sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A genética e a variabilidade inter-individual no desempenho desportivo

Ao longo de várias décadas, inúmeros investigadores reconheceram características fisiológicas importantes ao desempenho desportivo e descreveram a sua resposta típica ao treino. O relato desses dados normativos não é mais um desafio para as Ciências do Desporto. Não obstante a importância desse conhecimento, ainda subsiste de forma errónea o verdadeiro significado do valor médio dessas características. Na realidade ninguém corresponde à média; esse valor médio não é mais do que o resultado da análise de muitos indivíduos agrupados, usado como referência ou ponto de partida para a nossa intervenção. A média encobre a verdadeira extensão da variabilidade que podemos encontrar numa dada população de atletas se apresentarmos os valores individuais que estabelecem esse mesmo valor médio. Assim, este desvio padrão da variância é conhecido por variabilidade inter-individual.

Mas o que é que esse conceito de variabilidade associada ao desporto tem a ver como a genética? A resposta a essa questão reside na origem dessa mesma variabilidade. A variação de determinada característica (fenótipo), por exemplo o VO2máx, explica-se pela influência genética em combinação com factores ambientais de diversa ordem, contando ainda com o provável erro experimental associado ao registo do respectivo fenótipo. Existem fenótipos quase exclusivamente hereditários, como a cor dos olhos, mas temos outros que resultam da influência conjunta de factores genéticos com determinados contextos que são essenciais à expressão de determinado gene – p.e. o treino e a alimentação na melhoria da força muscular.
Concentrando a nossa atenção nos factores genéticos, sabemos da existência de cerca de 23000 genes comuns a todos nós. No entanto, o que diferencia o campeão olímpico de todos os outros está na ligeira variação da estrutura desses genes que afectam a sua funcionalidade e, por consequência, a manifestação de determinado fenótipo mensurável. Essa variação na sequência de nucleótidos, designada por polimorfismo, é o que os torna únicos (em parte) e diferentes de todos os outros. Cremos, sem qualquer dúvida, que será apenas possível o aparecimento de atletas de expressão física extraordinária em condições de rara convergência entre factores genéticos e ambientais.

O desafio actual é saber quais os genes determinantes, identificar as suas variações polimórficas e descrever por que mecanismos exercem os seus efeitos em determinado fenótipo. Uma abordagem comum estará no estudo de genes candidatos, que resulta do exame prévio da literatura científica disponível, sugerindo a importância de determinado sistema na regulação fisiológica de um dado fenótipo. Estuda-se, portanto, a relação entre a variante polimórfica do gene candidato e a magnitude consequente de um fenótipo particular.
O carácter batedor desta linha de investigação no âmbito das Ciências do Desporto oferece o potencial de facilitar novas descobertas, que alargarão o nosso conhecimento relativo a fisiologia do exercício e dos aspectos físio-patológicos decorrentes da sua prática. Adivinhamos, por isso, futuras aplicações resultantes e noções mais profundas dos mecanismos que controlam muitas das variáveis mais determinantes e estudadas no âmbito da performance desportiva.


Aldo M. Costa
Universidade da Beira Interior; CIDESD)
2009-11-26

Sem comentários:

Enviar um comentário