quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como participar activamente na evolução do Desporto em Portugal, o DespUBI sabe!!

(O titulo é da inteira responsabilidade do editor desta rubrica)

                   - Entrega de Prémios Snowboard Urban Fest  (Ricardo Silva Presidente DespUBI)




Decorreu, nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro, o Snowboard Urban Fest Covilhã 2013. O maior evento de desportos de inverno, realizado em Portugal, contou com diversos pontos de interesse, sendo a sua maior atracção a etapa do Campeonato da Europa de Snowboard Slopestyle.

A realização do Snowboard Urban Fest Covilhã, foi um dos mais ambiciosos e difíceis desafios que a actual equipa da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal) abraçou. Num ano marcado pela recessão económica, recolher todos os apoios necessários à realização de um evento de nível internacional mostrou-se um trabalho difícil, que quase inviabilizou a execução do projecto. Contudo, devido ao enorme esforço conjunto de várias individualidades e entidades foi possível montar um evento de classe mundial em pleno Jardim do Lago, na Covilhã.

Para além do enorme apoio prestado pela Federação Internacional de Esqui, Instituto Português do Desporto e Juventude, Câmara Municipal da Covilhã e diversos patrocinadores, muitos foram aqueles que cederam o seu tempo e se esforçaram para tornar possível um dos maiores eventos desportivos da região centro do nosso País.

Gostaria de destacar a disponibilidade demonstrada pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior na cedência de equipamento desportivo e do enorme apoio prestado pelo Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DespUBI).

Graças ao DespUBI foi possível formar uma equipa com mais de 30 voluntários, que se demonstraram fundamentais na concretização deste ambicioso projecto. Apesar do frio e alguma chuva os voluntários mostraram-se incansáveis e colaboraram de forma exemplar com a organização do evento. Graças ao tremendo empenho da equipa de trabalho dos alunos de Ciências do Desporto foi possível, em pouco mais de 10 horas, transformar enormes montes de neve numa pista de snowboard de nível internacional.

Acredito que a realização deste tipo de eventos tem extrema importância, numa região onde o futebol praticamente monopoliza a oferta desportiva. Os diversos parceiros, a enorme cobertura mediática, a grande participação de snowboarders nacionais e internacionais e as mais de mais 10000 pessoas que assistiram ao vivo ao evento foram um excelente barómetro do sucesso do Snowboard Urban Fest Covilhã 2013.

Mas a importância deste tipo de eventos não se resume ao interesse mediático do evento. As vivencias experimentadas pelos intervenientes directos e indirectos são, sem margem para duvidas, uma das maiores mais-valias que ficam para a cidade, o País e para o próprio desporto.

Da parte da FDI-Portugal fica um enorme agradecimento e reconhecimento a todos os que tornaram possível a concretização do Snowboard Urban Fest Covilhã 2013.



Jaime Rendeiro
(Direcção da FDI-Portugal)

FEDERAÇÃO DE DESPORTOS DE INVERNO DE PORTUGAL, UPD
Rua Marquês d'Ávila e Bolama, nº 161 - 3º Piso Apartado 25 - 6201-909 Covilhã, Portugal
Tel. + 351 275 314 048 / Fax. + 351 275 314 048

Sem comentários:

Enviar um comentário